O livro “É Mamífero que Fala, Né?” (Editora Paulinas, R$ 31,50), apresenta o tema da amamentação de um jeito bastante lúdico, voltado para os pequenos, mostrando a importância do aleitamento materno para o crescimento, desenvolvimento e imunidade das crianças.
A história é contada do ponto de vista de Lucca, que acaba de ganhar uma irmãzinha. Sua avó então explica o que são os mamíferos, quais animais fazem parte deste grupo e a importância do leite materno para a saúde dos filhotes – incluindo os humanos.
O livro é escrito pelo pediatra Moises Chencinski, pediatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e idealizador do Movimento “Eu Apoio Leite Materno” (#euapoioleitematerno), e pela nutricionista Vanessa Abreu, consultora em aleitamento e autora do livro “Lancheira Gostosa e Nutritiva! – Receitas saudáveis para o lanchinho escolar”. As ilustrações são de Helena Cortez.
“O aleitamento materno é uma unanimidade mundial. Não há nenhuma dúvida sobre a importância e as ações do leite materno no crescimento, desenvolvimento e imunidade das crianças.”, diz Chencinski.
A campanha “Eu Apoio Leite Materno” surgiu em maio de 2015 e já recebeu o apoio de muitas mamães, incluindo celebridades como Mônica Benini, Isabella Fiorentino, Tania Khalill, Barbara Borges, Patricia Salvador, Antônia Fontenelle e Thayra Cadorini.
Segundo Vanessa Abreu, a ideia por trás do livro é de fortalecer o vínculo da família, que é a base da rede de apoio para a mãe que amamenta, falando de algo que se aprende na escola: os mamíferos.
Assim, a trama prende a atenção das crianças, já que conta curiosidades sobre um assunto que normalmente os pequenos curtem, que são os animais, ao mesmo tempo em que reforça a importância do aleitamento.
As ilustrações delicadas de Helena Cortez ajudam a reforçar essa sensação de vínculo familiar e amor por trás do ato de amamentar.